Histórico

O Centro de Estudos Supletivos Prof. Paulo Melo foi fundado em 24 de junho de 1975, denominado Centro de Estudos Supletivos Emílio Médici, com objetivo inicial de preparar o aluno para fazer as provas do exame de massa, promovido pela Secretaria de Estado de Educação. Esse Projeto ficou conhecido como Projeto Minerva que proporcionava curso preparatório para Exames Especiais a fim de suprir escolarização aos jovens e adultos. Aprovado pelo Parecer nº 392/73- CEE, com duração de 54 semanas letivas e distribuídas em áreas de estudos: Área de Comunicação e Expressão (Língua Portuguesa, educação Física, Educação Artística), Área de Ciências (Ciências Físicas e Biológicas, Matemática) e Área de Estudos Sociais (Estudos Sociais, EMC e Informação Ocupacional).
 
No mesmo ano, mais precisamente em 14/07/1975, fundou-se a Biblioteca da instituição, com nome de Biblioteca Carlos Drummond de Andrade e, tinha como responsável a Professora Deusuite Maria Cavalcante.
 
A instituição foi administrada, nesse período, pela Professora Coordenadora Laires do Amparo Braga Vieira e dispunha de 14 (catorze) professores e 11(onze) funcionários: 03 auxiliares de áudio-visual, 01 responsável pela biblioteca e um auxiliar da biblioteca, 02 serventes, 01 coordenador, 01 vice-coordenador, 01 auxiliar de tráfego e 01 responsável de tráfego.
 
O serviço de Orientação iniciou seu funcionamento em 1976 e a Instituição passou a ser administrada pela professora Áurea Penalber Tavares (permanecendo na administração até julho de 1977). Nesse ano, de acordo com ofício 05/76, a escola já necessitava e solicitava reformas, apresentando graves problemas na estrutura.
Em 1977, a Professora Rubenita de Souza Muniz assumiu a direção, permanecendo até outubro de 1978, passando a gestão para Professora Raquel Capiberibe da Silva.
A partir de 1986, com a administração do Professor João Maria Cardoso Barros, de acordo com o Parecer nº. 31/90-CEE, foi implantado o Ensino Personalizado de 5ª a 8ª séries, através de módulos. O Curso tinha o propósito de em nível de 5ª a 8ª série, oferecer estudos preparatórios para os Exames de Educação Geral em nível de 1º grau. Tinha como metodologia o Ensino Personalizado (antes cabine e depois passou a realizar-se em sala de aula), ou seja, o aluno estudava sem freqüência obrigatória e, de acordo com seu próprio ritmo, através de módulos de ensino; e a avaliação era processual com exigência de rendimento mínimo de 80% para aprovação (posteriormente diminuído para 60%).

Paralelo a implantação ao Ensino Personalizado foi ofertado, até 1990, o Curso de Instalador Residencial em nível de 1º grau. A professora Luiza Picanço Melo assumiu a Direção deste Centro de Ensino de 1988 a 1989, quando foi implantado o Ensino de 2º grau, hoje Ensino Médio. Em 1989 a 1990 esteve na Direção o professor Raimundo Nonato de Oliveira e em 1990 a 1994 a Direção ficou sob responsabilidade da professora Rosa Helena Malcher Marinho.
Concomitante ao Ensino Personalizado e ao Curso de Instalador Residencial implantou-se, também, o Curso de Suplência em Educação Geral. Este, porém, em nível de 2º grau e que encerrou em 1993. Em 1993, através do Parecer 34/93, institui-se o Centro de Estudos Supletivos Emílio Médici, com o Curso que visava oferecer escolarização em nível de Ensino Médio para Jovens e Adultos concluintes do Ensino Fundamental maiores de 17 anos. A média de idade para freqüentar o Curso de Ensino médio era de 20 anos.
O curso fora chamado de Nova Metodologia de Ensino de 1º e 2º graus, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação - CEE no processo nº. 75 das folhas 11 a 260, que designou o ensino por etapas, de acordo com a equivalência a seguir:
 
Nível de Ensino             Etapa                        Equivalência
Ensino Fundamental      1ª etapa                    1ª e 2ª séries
                                       2ª etapa                    3ª e 4ª séries
                                       3ª etapa                    5ª e 6ª séries
                                       4ª etapa                    7ª e 8ª séries
Ensino Médio                1ª etapa                    1º ano
                                       2ª etapa                    2º e 3º anos

Em 1995, foi nomeado como Diretor deste Centro o Professor Jair Donizetti de Oliveira. No prédio havia 04 mini-salas onde funcionava Ensino Personalizado de 5ª à 8ª série, 04 salas para o Ensino Supletivo por etapa do antigo 1º Grau e 04 salas para o Ensino Supletivo de 2º Grau. Funcionava também na escola José de Alencar 08 salas de aula para o Curso Supletivo de 2º Grau. Com exceção do Ensino Personalizado Semipresencial, os demais cursos eram presenciais e, cada etapa correspondente a 02 anos do Ensino Regular.
Ainda nesse ano, foi Criado o Caixa Escolar, nomeando o Diretor como presidente, sendo que em 1997, foi criado o cargo de Secretário Administrativo na Escola, e este se tornou o Presidente do Caixa Escolar. Hoje o Presidente do Caixa Escolar é o Diretor (a).

No período de 1996 a 2004, a escola do Complexo Penitenciário do Amapá passou a funcionar como anexo do CES Emílio Médici, ofertando as 1ª e 2ª etapas da Nova Metodologia de Ensino e o Ensino Personalizado de 5ª à 8ª série. Nesse período, o Centro também era responsável pela certificação de 13 (treze) escolas onde funcionavam os Cursos Supletivos de 2º Grau.

Em março de 2003, a Professora Lenir Pereira Reis foi nomeada Diretora do CES Emílio Médici. No ano de 2005, para o Centro de Estudos Supletivos Emílio Médici foi nomeada a Professora Rosinês Leite Ferreira como nova gestora. Nesse mesmo período o Centro destinou-se a atender os alunos a partir da faixa etária de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para ingressarem no Ensino Médio, seguindo o que estabelece a Resolução nº 035/01 – CEE e, somente nesse mesmo ano, foi decretada a criação formal do Centro, através do Decreto nº. 4302/2005 vigorando até esta data.
Desde então, este Centro deixou de ofertar o Ensino Personalizado em 2007 e, desde 2005 vem, paulatinamente, cessando as turmas de Ensino Fundamental, tendo sido completamente encerradas no ano de 2008.

Em 14 de Abril de 2009 o Centro de Estudos Supletivos Emílio Médici passou a ser denominado oficialmente de Centro de Estudos Supletivos Prof. Paulo Melo através da Lei nº. 1319 nos termos do art. 107 da Constituição Estadual.
 
Em Agosto do mesmo ano, o professor Raimundo dos Santos Oliveira foi nomeado novo gestor do Centro, amparado pelo Decreto nº. 3038 de 26 de Agosto de 2009. Desde então a escola vem desenvolvendo alguns Projetos Pedagógicos que tem auxiliado os alunos em seus processos de aprendizagem.

Atualmente escola possui 889 alunos matriculados nos turnos: manhã, tarde e noite, atendendo o Ensino Médio, 1ª etapa (1º ano) e 2ª etapa (2º e 3º anos), sendo, 409 na primeira etapa e 473 na segunda etapa.